13/04/2024

Conta e Tempo - Frei António das Chagas





Deus pede estrita conta de meu tempo.
E eu vou do meu tempo, dar-lhe conta.
Mas, como dar, sem tempo, tanta conta
Eu, que gastei, sem conta, tanto tempo?

Para dar minha conta feita a tempo,
O tempo me foi dado, e não fiz conta,
Não quis, sobrando tempo, fazer conta,
Hoje, quero acertar conta, e não há tempo.

Oh, vós, que tendes tempo sem ter conta,
Não gasteis vosso tempo em passatempo.
Cuidai, enquanto é tempo, em vossa conta!

Pois, aqueles que, sem conta, gastam tempo,
Quando o tempo chegar, de prestar conta
Chorarão, como eu, o não ter tempo...



Frei António das Chagas, in 'Antologia Poética'





5 comentários:

  1. Magnífico o tempo que se tem
    Embora o tempo tenha duração.
    Mas, do tempo, sempre há alguém
    Que dele nem sequer tem a noção.




    Beijo,
    SOL da Esteva

    ResponderEliminar
  2. Absolutely wonderful, wise post! And a wonderful poem. Our poet, Tadeusz Różewicz, appealed to other poets: "Do not be ashamed of your tears, young poets". The time that is given to us is the most important - because it is ours. Hugs, Maria.

    ResponderEliminar
  3. Bom sábado de Paz, querida amiga Maria!
    Demos tempo ao Tempo...
    Oxalá não choremos de arrependimento por termos perdido tempo!
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderEliminar
  4. Uma bonita partilha. Obrigada :)
    .
    "A esperança no meio do caos"
    Beijo, e um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. O tempo é sempre um incomodo aos nossos sentimentos.
    Dar tempo ao tempo se não sabemos nada do tempo.
    Bonita partilha com reflexão.
    Bjs amiga

    ResponderEliminar

Topo