12/03/2022

Poema - Saudades - Casimiro de Abreu





Nas horas mortas da noite
Como é doce o meditar
Quando as estrelas cintilam
Nas ondas quietas do mar;
Quando a lua majestosa
Surgindo linda e formosa,
Como donzela vaidosa
Nas águas se vai mirar!

Nessas horas de silêncio
De tristezas e de amor,
Eu gosto de ouvir ao longe,
Cheio de magoa e de dor,
O sino do campanário
Que fala tão solitário
Com esse som mortuário
Que nos enche de pavor.

Então - Proscrito e sozinho -
Eu solto aos ecos da serra
Suspiros dessa saudade
Que no meu peito se encerra
Esses prantos de amargores
São prantos cheios de dores:
Saudades - Dos meus amores
Saudades - Da minha terra!


Casimiro de Abreu




9 comentários:

  1. Olá, querida amiga Maria!
    Tive um contato muito íntimo com a cidade de Casimiro de Abreu.
    Minha tia mãe morou lá e fui por lá muitas vezes.
    Fiquei emocionada agora, querida.
    Uma escolha poética dele deslumbrante que muito o representa.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos carinhosos e fraternos

    ResponderEliminar
  2. ¡Qué bello poema con pinceladas de nostalgia, Maria! Me gustó mucho. Un abrazo.

    ResponderEliminar
  3. Tela e poema, deslumbrantes de ver e ler
    .
    Feliz fim-de-semana … Saudações poéticas
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  4. Desconhecia este poema, tal como o poeta! Gostei :))
    ~~
    É tão cinzenta a paisagem...

    Beijos. Bom fim de semana...

    ResponderEliminar
  5. Me imagino es el sentir de quien está lejos de su tierra, por tantas razones y extraña todo lo que de suyo es...

    ResponderEliminar
  6. É uma redondilha bela e romântica...
    Também apreciei a rima que é bem original. Beijinhos
    ~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  7. O canto de Casimiro é sempre triste cheio de saudades.
    Uma bela escolha Maria.
    Boa semana com leveza.
    Beijo e paz.

    ResponderEliminar
  8. Olá Maria.
    Belo poema.
    Eu costumo contemplar a lua e as estrelas no meu momento solitário.
    Mesmo que o céu esteja nublado, mas sei que estão lá.
    Beijos

    ResponderEliminar

Topo