16/12/2022

Participação no 2º Encontro Temático do BLOG do JUVENAL NUNES





Aceitei com muito prazer, o convite do Juvenal Nunes do Blogue “Palavras Aladas”, para participar no 2º Encontro Temático, com o tema "Poema de Natal". Embora a poesia toque sempre o meu coração, não sei fazer poemas, assim deixo como minha participação, um poema de Ary dos Santos.



Quando um Homem Quiser


Tu que dormes à noite na calçada do relento
numa cama de chuva com lençóis feitos de vento
tu que tens o Natal da solidão, do sofrimento
és meu irmão, amigo, és meu irmão

E tu que dormes só o pesadelo do ciúme
numa cama de raiva com lençóis feitos de lume
e sofres o Natal da solidão sem um queixume
és meu irmão, amigo, és meu irmão

Natal é em Dezembro
mas em Maio pode ser
Natal é em Setembro
é quando um homem quiser
Natal é quando nasce
uma vida a amanhecer
Natal é sempre o fruto
que há no ventre da mulher

Tu que inventas ternura e brinquedos para dar
tu que inventas bonecas e comboios de luar
e mentes ao teu filho por não os poderes comprar
és meu irmão, amigo, és meu irmão

E tu que vês na montra a tua fome que eu não sei
fatias de tristeza em cada alegre bolo-rei
pões um sabor amargo em cada doce que eu comprei
és meu irmão, amigo, és meu irmão


Ary dos Santos, in 'As Palavras das Cantigas'




Que a magia e luz do Natal tragam de presente, um mundo mais fraterno onde TODOS tenham Paz, Alegria, Saúde, e Amor.

Feliz Natal


9 comentários:

  1. Boa noite de paz, querida amiga Maria!
    Lindo o poema!
    "... tu que tens o Natal da solidão, do sofrimento
    és meu irmão, amigo, és meu irmão."
    Concordo e me empatizo com Jesus que um dia foi Menino e viveu para sofrer e Amar
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Participação brilhante que muito gostei de ver e ler. O meu elogio.
    .
    FELIZ NATAL … BOAS FESTAS
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  3. A sua escolha é simplesmente fabulosa. Adorei a sua interação :)
    .
    Quero, abraçar a vida com benevolência...
    .
    Beijo, bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  4. Um poema de arrepiante qualidade e cuja mensagem ilustra claramente o espírito do Natal.
    Só um talento poético superior seria capaz de escrever um poema de tal nível.
    Obrigado pela sua participação.
    Boas Festas e Feliz Natal.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
  5. Precioso poema, María, me ha encantado, y muy triste además. Gracias por compartirlo. Un abrazo.

    ResponderEliminar
  6. Olá Maria, como sempre nos trazendo lindas e reflexivas palavras.
    Para mim Natal também é todos os dias quando acordo para a vida amorosamente, quando olho a minha volta com olhar generoso, quando percebo o voluntariado nós demais.
    Gratidão por sempre nos trazer lindas palavras.
    Feliz Natal e Ano Novo 🎁

    ResponderEliminar
  7. Una bonita participación con un bello poema de Ary dos Santos.
    Un gran abrazo y te deseo unas excelentes fiestas navideñas en compañía de tus seres más queridos.
    ¡FELIZ NAVIDAD!

    ResponderEliminar
  8. Una bonita participación con un bello poema de Ary dos Santos.
    Un gran abrazo y te deseo unas excelentes fiestas navideñas en compañía de tus seres más queridos.
    ¡FELIZ NAVIDAD!

    ResponderEliminar
  9. Pidamos con fe portentosa, que la buena nueva es que nos llena de su gracias eterna.
    Que tengas una Navidad llena de amor junto a tu familia.
    Un abrazo grande

    ResponderEliminar

Topo