23/04/2022

Poema Canção da Liberdade de Jacinta Passos




Eu só tenho a vida minha.
Eu sou pobre, pobrezinha,
tão pobre como nasci,
não tenho nada no mundo,
tudo o que tive, perdi.
Que vontade de cantar:
a vida vale por si.

Nada eu tenho neste mundo,
sozinha!
Eu só tenho a vida minha.

Eu sou planta sem raiz
que o vento arrancou do chão,
já não quero o que já quis,
livre, livre o coração,
vou partir para outras terras,
nada mais eu quero ter,
só o gosto de viver.

Nada eu tenho neste mundo,
sozinha!
Eu só tenho a vida minha.

Sem amor e sem saúde,
sem casa, nenhum limite,
sem tradição, sem dinheiro,
sou livre como a andorinha,
sua pátria é o mundo inteiro,
pelos céus cantando voa,
cantando que a vida é boa.

Nada eu tenho neste mundo,
sozinha!
Eu só tenho a vida minha.


Jacinta Passos



5 comentários:

  1. Maravilhoso de ler
    .
    Feliz fim-de-semana … abraço.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria
    Se não perdeu o gosto pela vida
    Então tudo ela há de ter
    Bom domingo e semana.
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Hermoso y triste poema, Maria. Gracias por compartirlo. Un abrazo.

    ResponderEliminar
  4. Querida Maria,
    Linda e triste poesia, a solidão é cruel quando não a desejamos, ela nos deixa depressivos e melancólicos.
    Um beijo!

    ResponderEliminar

Topo