28/10/2015

A um livro - Poeta Florbela Espanca






No silêncio de cinzas do meu Ser
Agita-se uma sombra de cipreste,
Sombra roubada ao livro que ando a ler,
A esse livro de mágoas que me deste.

Estranho livro que escreveste,
Artista da saudade e do sofrer!
Estranho livro aquele em que puseste
Tudo o que eu sinto, sem poder dizer!

Leio-o, e folheio, assim, toda a minh'alma!
O livro que me deste é meu, e salma
As orações que choro e rio e canto!...

Poeta igual a mim, ai quem me dera
Dizer o que tu dizes!... Quem soubera
Velar a minha Dor desse teu manto!...


Florbela Espanca




26/10/2015

Apreciando Ipês com Pensamentos de Victor Hugo


As flores do ipê são mais uma das grandes maravilhas que a natureza nos oferece, para encantar o nosso olhar e tornar o nosso caminho mais alegre e colorido.
"A natureza é grande nas coisas grandes e grandíssima nas pequeninas" (Saint-Pierre)



O nome ipê, de origem Tupi, significa árvore de casca grossa. Existem várias espécies, com flores de várias cores, roxas, brancas, rosa ou amarelas, que florescem também em diferentes alturas do ano.

O ipê amarelo foi considerada a flor-símbolo do Brasil, pela sua beleza.



São árvores extremamente ornamentais, não somente pelo exuberante florescimento que pode ocorrer mais de uma vez por ano, mas também pela sua folhagem.


As magníficas flores dos ipês ajudam a colorir qualquer local onde estejam, elas tornam um simples caminho, numa rua mágica, pela exuberância, pureza e delicadeza das suas flores.


Vamos divagando pela beleza dos Ipês acompanhados por pensamentos de Victor Hugo


Há pensamentos que são orações. Há momentos nos quais, seja qual for a posição do corpo, a alma está de joelhos.



Sede como os pássaros que, ao pousarem um instante sobre ramos muito leves, sentem-nos ceder, mas cantam! Eles sabem que possuem asas.



Não há nada como o sonho para criar o futuro. Utopia hoje, carne e osso amanhã.



O Inverno cobre minha cabeça, mas uma eterna primavera vive em meu coração.

É triste pensar que a natureza fala e que o género humano não a ouve.



Nada se assemelha à alma como a abelha. Esta voa de flor para flor, aquela de estrela para estrela. A abelha traz o mel, como a alma traz a luz.




A mente se enriquece com aquilo que recebe, o coração com aquilo que dá.

Fontes e Fotos: Net

21/10/2015

Conectados pela Alma




Recebo todos os dias imensos emails de amigos, a maior parte deles, amigos que estão distantes e é sempre com enorme prazer que leio o que me enviam. Sabe bem saber que se lembram de nós e faz-me bem ler e ver certas mensagens, pelo seu conteúdo e muitas vezes pela música que acompanha as imagens.



Recebi um email que quero partilhar aqui, pela mensagem que contém e como adoro a natureza, pelas magníficas imagens do Jardins de Keukenhof em Amsterdam na Holanda.
Estes jardins são planeados anualmente pelos produtores de flores da Holanda, a fim de expôr as diferentes variedades de flores que cultivam, a visitantes de todo o mundo. Durante a Primavera o jardim torna-se um paraíso e tal como as mensagens dos meus amigos, estas imagens fazem-me sonhar e esquecer por momentos o stress do meu dia a dia.




"Certa vez, recebi uma mensagem dizendo que receber e-mails faz bem à saúde. Parece, inclusive, que isso já foi comprovado. Se tem algum embasamento científico, não sei. Mas, se eu consultar meus sentimentos, não tenho dúvida alguma de que isso é uma realidade."




"Útimamente, tenho tido o privilégio de conhecer pessoas simplesmente fantásticas, que entraram na minha vida (e eu na delas) nos momentos mais inesperados, trazendo mensagens de optimismo, de qualidade de vida, de humor, de exemplos."




"Todos os dias, tenho estado perto, mesmo que a milhares de quilómetros, de pessoas que se tornaram importantes na minha vida, através do computador e da boa vontade. Fico feliz por conhecer pessoas com disponibilidade e disposição para serem generosas e afectivas, dizendo-nos palavras de conforto, ajuda e incentivo."




"São pessoas que me encaminham poemas, músicas e crónicas. Chamam a isso de amizade virtual? Pois afirmo que algumas pessoas de virtual não têm nada!Já colocaram concretamente, de maneira palpável, seu afecto."




"Quem não gosta de computador é porque ainda não se familiarizou com as possibilidades de aconchego que ele pode proporcionar.
Já me disseram que ele não substitui um bom abraço, mas posso garantir que, nas últimas semanas, tenho me sentido muito abraçada."




"É lógico que, como tudo na vida, a intensidade e a frequência com que usamos este recurso, este tipo de possibilidade de encontro e relacionamento, devem ser levadas em consideração."




"Quando eu poderia imaginar coisas assim? Muitas pessoas entraram no meu computador, deram o seu recado e saíram. Outras mantêm-se constantes e não fazem parte apenas da agenda do computador.
Confesso que ocupam um lugar cativo no meu coração."




" Espero as suas mensagens como uma adolescente à espera dos amigos.
Se isso, realmente, é coisa de adolescente, concluo que, para algumas coisas, não deveríamos crescer nunca!"




"O inesperado de sermos surpreendidos com uma mensagem carinhosa, que vem carregada de afecto, causa uma verdadeira corrente positiva que pode, em muitos momentos, ser terapêutica."




" Em certos momentos, a mensagem pode até parecer enfadonha ou sem propósito, extensa demais, demorada demais para "abrir“. Mas pode ter certeza que, quando menos se espera, lá estamos nós, carecendo daquela palavrinha ou daquela imagem."




"Às vezes, já nem se contava com um retorno e, de repente, lá está a mensagem tão esperada. O que sei é que mantenho a lembrança de muitas pessoas, devido a duas palavras fundamentais: Iniciativa: de enviar mensagens Investimento: na conservação da amizade."


"Estas pessoas passaram a ter espaço garantido em minha vida. Algumas vezes, fica difícil responder a todas, na hora desejada, mas logo que seja possível a resposta segue o seu caminho.

Estou certa de que vale a pena dedicarmos parte do nosso tempo para espalhar carinho e amor, com um simples comando de enviar."

Autoria desconhecida


"As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.”( Madre Teresa de Calcutá)

07/10/2015

Lição de PERSEVERANÇA Dos Pássaros

“A felicidade não é um destino. É um método de vida." (Burton Hills)


Já observou a atitude dos pássaros perante as adversidades?

Ficam dias e dias fazendo o seu ninho, recolhendo materiais, às vezes trazidos de locais distantes...


... E quando já ele está pronto e estão preparados para por os ovos, as inclemências do tempo ou a acção do ser humano ou de algum animal destrói o que com tanto esforço se conseguiu...


O que faz o pássaro?
Pára, abandona a tarefa?


De maneira nenhuma. Começa, uma outra vez, até que no ninho apareçam os primeiros ovos.


Muitas vezes, antes que nasçam os filhotes, um animal, uma criança, uma tempestade, volta a destruir o ninho, mas agora com seu precioso conteúdo...


Dói recomeçar do zero... Mas ainda assim o pássaro jamais emudece, nem retrocede, segue cantando e construindo, construindo e cantando...


Já sentiu que a sua vida, o seu trabalho, a sua família, os seus amigos não são exactamente o que sonhou?


Tem vontade de dizer basta, não vale a pena o esforço, isto é demasiado para mim?
Você está cansado de recomeçar, do desgaste da luta diária, da confiança traída, das metas não alcançadas quando estava a ponto de conseguir?


Mesmo que a vida o golpeie mais uma vez, não se entregue nunca, faça uma oração, ponha a sua esperança na frente e avance. Não se preocupe se na batalha for ferido, é esperado que algo assim aconteça.


Junte os pedaços da sua esperança, arme-a de novo e volte a ir em frente.


Não importa o que você passe...
Nunca desanime, siga adiante.


A vida é um desafio constante, mas vale a pena aceitá-lo. E sobretudo...
Nunca deixe de cantar.

Autor: Blandinne


"Sede como os pássaros que, ao pousarem um instante sobre ramos muito leves, sentem-nos ceder, mas cantam! Eles sabem que possuem asas." (Victor Hugo)

01/10/2015

Provérbio Arabe



"Não diga tudo quanto sabes
não faças tudo quanto podes
não creias em tudo quanto ouves
não gastes tudo quanto tens

porque
quem diz tudo quanto sabe
quem faz tudo quanto pode
quem crê em tudo quanto ouve
quem gasta tudo quanto tem

muitas vezes
diz o que não convém
faz o que não deve
julga o que não vê
gasta o que não pode"

Provérbio Árabe



Topo